sexta-feira, maio 18, 2007

happiness

"I believe that the purpose of life is to be happy. From the moment of birth, every human being wants happiness and does not want suffering. Neither social conditioning nor education nor ideology affect this. From the very core of our being, we simply desire contentment." Dalai Lama

Desde o nascimento, cada ser humano quer ser feliz e não quer sofrer...

Por algum motivo foi esta ideia tão simples que me tornou budista. Sinto que é essencial... Na interacção com outros seres humanos, se alguma coisa negativa em mim surge e consigo ligar logo a esta ideia, toda a negatividade se dissipa... é como eu: apenas quer ser feliz e não sofrer.

No entanto, esta e outras ideias tão simples, que para mim significam tanto, por vezes quando as digo a outras pessoas, vejo que para elas nada significam
e dizem algo como: isso para mim não é novo, já sabia isso...

Posso transmitir a ideia, mas não o efeito que ela em mim provoca... Mas não importa, se me continuar a transformar a mim próprio, pode ser que um dia possa passar o efeito aos outros mesmo sem dizer grande coisa. Cada pessoa precisa ouvir algo diferente. A minha esperança é que, conhecendo-me cada vez mais a mim próprio, fique mais sensível e aberto aos outros e perceba o precisam de ouvir.

Se cada um escrever nos blogs o que o toca, talvez mais pessoas sejam tocadas! :-) Não sei se respondi ao teu desafio Sara.


Beijinhos e bom fds.

Luís

2 comentários:

ordePadamaR disse...

é isso mesmo. O som permanece o mesmo, mas não é igual para todos.

Avusa disse...

Sinto o mesmo. Ainda antes de ontem tive a mesma dificuldade em explicar porque não comia carne. As pessoas perecem entender a ideia da questão de ética, mas não o efeito que isso pode trazer a nível interior. O mesmo se passa com a meditação.
Sinto que é o meu caminho, mas não obrigatoriamente o dos outros.

Abraços