quinta-feira, maio 24, 2007

Visão estreita

Todos temos problemas e tendência a olhar para os problemas sempre sob a mesma perspectiva. Recordo-me agora de uma ideia do Dalai Lama: é muito difícil que algo seja mau sob todas as perspectivas.

No entanto os mesmos pensamentos sucedem-se, as perspectivas são as mesmas. Normalmente temos a habilidade de escolher aquelas que mais nos fazem sofrer e que em nada contribuem para a resolução do problema.

Talvez seja esta forma de funcionamento da mente que esteve na causa dos piores eventos na história da humanidade. Perde-se a visão do conjunto, a noção do que é realmente importante e do que é acessório. E fica-se preso a uma ideia, a um pensamento, a uma perspectiva entre inúmeras outras possíveis para as quais estamos cegos: seja a superioridade da raça ariana, por exemplo.

Às vezes ao fim do dia a visão estreita surge em mim, foi assim ontem à noite. A minha mente fica menos clara, perco a visão do conjunto, já não sei o que é importante, sou um ser triste, que sofre desamparadamente, incapaz de dirigir a atenção para os diversos pontos que constituem a experiência do momento, agarrado a uma perspectiva única que me faz sofrer, que se auto alimenta e não morre...

Esta manhã, olhando para o céu, vi o universo, a minha visão alargou-se. As pessoas à minha volta desejam apenas ser felizes. Eu desejo ser feliz. Não há nada que me faça mais feliz que ver sorrisos de felicidade à minha volta. Tudo o resto é acessório... é tão simples. Contribuir um pouco para a felicidade de quem me rodeia ou, se isso não for possível, manter "nobre silêncio".

Porque razão é tão difícil recordar em certas alturas que "é muito difícil que algo seja mau sob todas as perspectivas" e que "a única coisa que interessa é que as pessoas sorriam de felicidade"?

1 comentário:

Anónimo disse...

olá, a visão que temos das coisas, é normalmente a menos positiva, herança deixada tb pelos nossos pais ( que fizeram o melhor que sabiam) e do tempo em que aparecemos no mundo. Se pensarmos bem, vezes sem conta nos repetiram " tens de te esforçar senão não terás nada!", e jamais nos informaram que a força do querer é gigante( tb eles não o sabiam). Assim em tudo o que vemos, vivemos, escutamos temos tendência natural para guardar o menos bom! E se há o menos bom, há o reverso, o melhor, porque tudo na vida tem o oposto. :)