sexta-feira, abril 27, 2007

Pranayama


Por vezes esqueço-me disto mas as técnicas de controle de respiração do yoga são para mim a forma mais rápida de alterar o estado de humor.

Há alturas em que uma pessoa esquece todas as técnicas. Em que simplesmente não é possível meditar. É nessas alturas que uma simples "respiração quadrada" pode ser decisiva.

Em caso de grande stress, por exemplo, até se pode fazer enquanto se faz outra coisa qualquer e tem um efeito calmante tão rápido. Duvido que qualquer ansiolitico bata isto. Basta formar um quadrado com a respiração. Contar até 10 quando se inspira, até 10 na retenção com os pulmões cheios, até 10 ao expirar e até 10 na retenção com os pulmões vazios. O número 10 é um exemplo, o importante é usar o mesmo tempo em cada uma das quatro fases. O tempo deve ser o maior possível sem ficar roxo. Tou a brincar, não deve haver muito desconforto mas deve ser longo o suficiente para desacelerar tudo. E o exercício dura o tempo que nos apetecer, é tão simples e eficaz...

Na meditação budista a ideia é observar a respiração sem a controlar. Mas eu acho que antes de iniciar a meditação por vezes é muito útil fazer um pranayama relaxante ou energizante mais prolongado.

4 comentários:

sa.ra disse...

na minha ignorânca tecncista, pergunto: o que significa um pranayama?

quanto a respirar... isso sei que resulta... tenho tido tanta dificuldade me meditar... o caminho é centrar a atenção na respiração... não sei se é a mesma coisa... mas resulta!

beijo
feliz fim-de-semana!

sa.ra disse...

ignorância TECNICISTA... ufa!

sorry!

Imhotep disse...

Acho que é o nome que se atribui às técnicas de controle de respiração do yoga.

Pois, na meditação budista em que se usa a repiração como objecto de concentração (samatha, acho), não é suposto controlar a respiração. O que sei é que para conseguir fazer isto, me ajuda fazer uns exercícios respiratórios antes. Cria um estado mental favorável.

Beijinhos e bom fim de semana.

Quem és tu? :-)

sa.ra disse...

Obrigada...

sou uma autodidacta... aprendendo com os outros com o que leio...

só fiz uma vez um curso de meditação... mas o trabalho "mais pesado" foi sozinha...
obrigada!
bjs