quarta-feira, abril 04, 2007

Meditação e condições adversas

Às vezes sinto que de certa forma me encontro numa espécie de retiro há já mais de dois anos. Desliguei a televisão e o radio e nunca mais liguei. Raramente olho para as páginas de jornais na net. Desde ai que faço yoga e leio muito sobre budismo, mas só comecei a meditar regularmente há uns meses.

Neste momento estou numa situação relativamente difícil. E acho que é nestas situações que esta "prática espiritual" se revela muito útil. Não sei evita o sofrimento. Por vezes não consigo interpretar favoravelmente as condições exteriores e sofro. No entanto, é a recuperação das situações difíceis que me parece mais rápida e sólida. O que se passa comigo? Condições materiais não me faltam, tenho tudo o que preciso, não quero mais nada. Bom, passei a semana passada em Portugal. Foi uma semana que vive em êxtase, num paraíso com um serzinho lindo, que adoro, semana em que não meditei... Agora voltei para a Inglaterra e estou aqui sozinho num lugar em que claramente não quero estar. A Universidade está deserta por causa das férias, o trabalho tem corrido bem mas tenho trabalhado sozinho, podia estar em qualquer lado. Estou completamente entregue a mim próprio... É o terceiro dia que aqui estou. No primeiro tinha toda a espécie de emoções negativas recorrentes e inseguranças, no segundo livrei-me de algumas e hoje já estou a aprender a estar aqui de outro modo. Agora já vejo isto como uma oportunidade. Não vai haver mais saídas todas as noites, vou poder usar todo este tempo em que estou sozinho para trabalhar e praticar yoga e meditação e reforçar a minha "energia espiritual", ou seja, preparar-me melhor para a vida, o que inclui eventuais novas situações adversas que vão sempre surgir. Sei que não vou deixar de "querer voltar" mas agora posso ao mesmo tempo "estar" aqui e aproveitar. Mas é interessante como ha dois dias tudo o que aprendi pareceu totalmente inútil. Eu sei que não são as condições exteriores que determinam o nosso nível de felicidade mas apesar disso não consegui alterar a minha reposta imediatamente e vivi em ansiedade. No entanto só passaram três dias e já está tudo a ganhar sentido, uma orientação sólida novamente.

Claro que também ajudou conversar com amigos que lá ficaram. Esta palestra do Matthieu, que aconselho, também me fez bem: Change your Mind Change your Brain: The Inner Conditions for Authentic Happiness

Não é a primeira vez que sinto que a prática de meditação me permite sair mais facilmente de situações difíceis. Não tenho qualquer dúvida de nos torna mais felizes e nos prepara para vida. Não é remédio santo como é obvio, mas ajuda mesmo muito...

1 comentário:

Jucy disse...

“Só há um caminho que conduz à purificação dos seres, à extinção do sofrimento e da tristeza, à destruição dos males físicos e morais, à aquisição da conduta reta, à realização do Nirvana. Este caminho é o 3os Quatro Fundamentos do Estabelecimento da Atenção (Vigilância). Primeiro, observando o corpo, o discípulo permanece enérgico, claramente consciente, compreensivo, atento, vencendo os desejos e as contrariedades do mundo; segundo, observando as sensações; terceiro, observando a mente; quarto, observando os diferentes assuntos da Doutrina, ele se torna enérgico, compreensivo, atento, afastando os desejos e as contrariedades desse mundo.”