terça-feira, setembro 26, 2006

Contentamento


As técnicas budistas de redução de emoções negativas resultam mesmo. Tenho um sentimento crescente de contentamento e aceitação das coisas tal como são. Uma crescente sensação de liberdade. Observo claras transformações em mim próprio. A prática quase constante da atenção vigilante, a análise da vida adoptando perspectivas objectivas e lógicas que equacionam tudo sem o usual esquecer do que não agrada, e o aprofundamento pelas leituras contínuas... resultam.

Quando surge ansiedade surge quase sempre imediatamente "o observador", e volta logo o equilíbrio, a objectividade. A situação não tem peso a mais nem a menos.

Cada vez menos é preciso haver esforço de controle. Claro que já foi mais difícil acabar com as emoções negativas quando surgem. Agora é mais simples, a análise lógica de que não produzem nenhum resultado benéfico, é feita naturalmente. Ou seja, não há uma luta contra a natureza humana... há apenas um uso da inteligência para me opor ao sofrimento que no fundo tem como causa a existência de inteligência. Um treino da mente. E é muito bom viver quase sem ansiedade, cólera, ódio, apego, ciúme, medo...

O contentamento resulta essencialmente deste sentido de progresso. Não é preciso que seja um progresso radical. Basta perceber que pode haver algum progresso. E que a minha atitude em relação a todas as coisas pode ser cada vez mais benevolente. Existe um sentido claro no caminho. Embora consciente de que fases piores que esta vão continuar a aparecer, há um profundo sentido de orientação, e determinação. E um contentamento de fundo, que cultivo com base neste "poder melhorar".

Não sei se é mesmo possível o tal estado totalmente incondicionado da mente, em que todo o potencial se manifesta. O total despertar. Mas não tenho qualquer dúvida de que é possível efectuar transformações profundas no caminho desse estado. E continuo, contente, a caminhar...

4 comentários:

Avusa disse...

Imhotep, gosto das tuas palavras.

Ando a atravessar um periodo de contentamento com o que me rodeia e me aparece pela frente. Observando o pensador e procurando sentir-me em paz em alturas que possam provocar a ansiedade.

Tudo isto é um processo. Também não sei como será a iluminação mas sei que a práctica de meditação budista criou muitas mudanças em mim.

Se quiseres visita o meu blog…
Não sei se te vai interessar, mas experimenta…

Abraço de Sangha.

João

Imhotep disse...

Já estive a ver e comentar. Vejo que não andamos muito longe!

Abraço

Luís

ISABEL Mar disse...

entre vocês dois foi 'amor à primeira leitura' - eu achei k isso ia acontecer... fico feliz :)

Avusa disse...

Foi muito bom descubrir os vossos blogs!!! Imhotep e Isabel. Abraços fortes