sexta-feira, junho 23, 2006

Para uma mente tranquila

...O fim último é moksha ou libertação... um estado mental em que todas as emoções mentais penosas e grosseiras são completamente irradicadas. Moksha ou nirvana é uma qualidade mental. E finalmente temos o estado de Buda. Uma vez a mente e a consciência plenamente desenvolvidas e despertas, sem quaisquer obstáculos, o estado de mente búdica é atingida: a isso chamamos iluminação. É também uma qualidade mental.

...O objecto a ser transformado é a mente, o sujeito da transformação é também a mente e o estado transformado resultante é também a mente. Algumas pessoas descrevem o Budismo com uma ciência da mente. Parece-me apropriado explicá-lo assim.

...A nossa mente só pode ser transformada através da meditação. Há dois tipos de meditação: a analítica e a unidireccionada.

...A meditação analítica destrói a negatividade. Vipassana, ou uma particular intuição, é um tipo particular de meditação analítica... Através da meditação unidireccionada (shamatha), canalizamos toda a energia mental.

...A meditação analítica é em si mesma de dois tipos. Um é como a compaixão ou a fé. A própria mente é transformada em karuna ou compaixão. A outra meditação analítica é compreender a impermanência ou vacuidade, como objectos a serem reconhecidos.

...O reconhecimento da verdade última ou da natureza última de todos os fenómenos influencia directamente as emoções negativas, pois, geralmente, todas as emoções negativas se baseiam na percepção de que as coisas possuem uma existência independente...

Dalai Lama

Sem comentários: