quinta-feira, junho 15, 2006

Gouveia - yoga para a felicidade

 

Foi no fim de semana passado, pessoas que não se conhecem, juntam-se num fim de semana de relaxamento, yoga, jogos e brincadeiras, pleno de paz.

Na sexta os jogos de apresentações. O objectivo é que as pessoas se conheçam, que saibam os nomes umas das outras. Fiquei meio desorientado, tantas pessoas, tanta informação, não decorei nomes quase nenhuns mas foi muito divertido. Tra-la-la, figuras ridículas, cómicas, muito fixe.

Sábado de madrugada, seis e meia, caminhada silenciosa, que termina num lindo oásis com muitas árvores e o pequeno coliseum ao meio com uma grande pedra num buraco. Aí fazemos yoga, a ouvir os cantos de muitos pássaros diferentes e a brisa. Respiração profunda, muito lenta, asanas simples, relaxantes...

De tarde ouvimos a Alice, que nos disse o essencial do yoga sutra do Patanjali, as causas de sofrimento e o caminho para a libertação do sofrimento. Depois coloco um resumo das palestras no blog, com a ajuda da Sofia.

No domingo foi tão fixe o teatro, rimos todos tanto, com vontade, gargalhadas verdadeiras. Sons e expressões, representação de improviso, quem conta um conto acrescenta um ponto, muito fixe.

As pessoas eram diversas em idades e muitas coisas. Todas interessantes. Falei mais com algumas. O Mário, o professor, com um discurso coerente e claro, vive o yoga, procura aproximar-se do samadhi pela linha que optou, que vê apenas como uma proposta, tem tanto para dar, tranquilo, é uma alegria conversar com ele. O Benigno, que parece adormecido em tanta paz, em silencio, mas que depois acorda e mostra grande inteligência e perspicácia, e um excepcional sentido de humor, "temos que sacrificar um". A Paula, uma super-yogui, um exemplo a seguir, atenta, clara, linda. E a Sofia, tanta bondade e autenticidade, é tão bom estar perto de uma pessoa assim, linda por dentro e por fora. Enfim, não vou escrever mais nomes, nem dizer mais coisas, mas houve tanto mais de bom.

Este encontro foi muito importante para mim. Fiquei a pensar que são coisas deste tipo que todas as pessoas do mundo deviam fazer. Juntarem-se com estranhos para relaxar e brincar. Isto desenvolve um humanismo autêntico. Acaba com "os outros". As pessoas podem juntar-se e ser felizes, não somos muito diferentes, é tão lindo. Foi mesmo muito bom...

Acrescenta coisas se leres isto, Sofia, talvez seja interessante reler, daqui a uns tempos... Posted by Picasa

1 comentário:

wm disse...

acrescentando: :-D