sábado, junho 17, 2006

A meditação do amor

Acho que todos amamos várias pessoas. Mas também acho que o amor e apego andam sempre juntos. Como ver o amor? Só o amor? O mais natural é querer contribuir para a felicidade das pessoas que amamos, estar lá. Mas este "querer" não permite ver a pureza do amor.

Visualizo uma das pessoas que amo feliz, uma felicidade serena, autêntica. Brincamos e sorrimos num jardim, ingenuamente, muita alegria, uma alegria tranquila... Depois afasto-me e fico a olhar para ela, que continua a sorrir da mesma forma, e olha-me, parece haver gratidão naquele olhar. O lugar é silencioso, o tempo parece ter parado... Continuo a observar e continuo feliz pela felicidade dela, que sabe que ali estou, mas já não me olha... O meu estado de beatitude mantém-se inalterável... continuo alí, mas agora ela já não sabe, esqueceu que existo, observo-a na minha alegria serena. Finalmente saio da imagem, totalmente, já nem observo, já não existo, e continuo feliz apenas por sentir a felicidade daquela pessoa que amo... Já não quero nada, e a minha felicidade é o amor, já não há apego, fundi-me com o amor... A sensação é arrebatadora, um nó na garganta, o peito inflamado, lágrimas de amor... e depois paz, muita paz... já não há nada a temer, perdi tudo menos o mais importante, conservei o amor mais puro, já não preciso de mais nada... encontrei tudo em mim... encontrei o amor...

2 comentários:

ISABEL Mar disse...

fizeste mt bem, mas agora tenta o seguinte exercício: faz tudo como até ao momento em k a pessoa k amas está feliz, com um sorriso sereno a olhar-te; agora desliga-te dessa pessoa e tenta sentir o mesmo por alguém k te é neutro, por alguém k conheças apenas de vista; no estágio seguinte tenta sentir o mesmo por alguém k te chateia bastante. Faz este exercício em postura de meditação, olhjos fechados... depois diz-me alguma coisa, ok?
a tua irmã no sangha

Imhotep disse...

Já fiz Isabel! Muitas vezes. O meu nome no início era Minsoexco (Meditação, inspirar sofrimento expirar compaixão) e o que fazia era isso ir vendo pessoas de que gosto, de que não gosto e que me são indiferentes. Acho que agora já não consigo encontrar alguém que me chateie bastante para praticar!