domingo, outubro 29, 2006

As outras duas

Aprendemos a metta. Meditação em que se cultiva o amor. Primeiro
por nós, depois alguém de quem se gosta, depois alguém neutro e
finalmente alguém com quem se tem dificuldades. Fiquei sempre com lágrimas na última fase. Ver a pessoa como um ser humano, que sofre também, ainda sofre mais que os outros, é menos hábil a livrar-se do sofrimento, dai as dificuldades que tenho com ela. Mas as minhas lágrimas não são grande coisa, a tristeza vem da minha impotência em fazer alguma coisa...

E no fim recebemos o mapa da felicidade. Interdependente em oposição a auto-centrado, amor em oposição a avidez/aversão, acção hábil em oposição a acção não hábil e felicidade em oposição a infelicidade. Três círculos concêntricos, no exterior encontra-se a felicidade, amor, acção hábil e interdependência, tudo relacionado.

Adorei o curso, o Sagara, tudo. Mas neste momento, por outras razões, não estou capaz de escrever nada de jeito. Nem avisto ao longe circulo nenhum...

É nestas alturas que a impermanência ajuda... isto só pode melhorar...

Sem comentários: