segunda-feira, julho 24, 2006

Renascimentos

Já tinha usado a expressão "budismo sem renascimentos" e já me tinha ocorrido que talvez os renascimentos não fossem essenciais no budismo pois no tempo do Buda havia a reencarnação, e naturalmente integra-se qualquer coisa... Mas não sei grande coisa e por vezes parece que os renascimentos são de algum modo essenciais para a consistência da lei da causalidade.

Pergunto "uma constante no ensinamento de Buda é que não é suposto acreditar mas verificar, experimentar, no entanto não vejo maneira de verificar se há renascimentos, não me lembro de vidas anteriores..." A resposta "é uma boa questão, é verdade, o ensinamento é não dogmático, alguns autores dizem que os renascimentos podem vir do hinduísmo vigente no tempo de Buda, e não são essenciais no budismo...", deu-me algum alívio.

Agrada-me a delegação do porto da união budista, devo ir lá mais vezes. Tenho lido tanto sobre o assunto e é bom ouvir falar alguém sobre isso. Não me importo muito se aplico ou não o rótulo "budista" a mim próprio. Mas não estou minimamente interessado em rituais ou votos. Já verifiquei algumas técnicas, resultam, são-me úteis. Várias fontes, cada um bebe mais da que quer, esta é a que mais me agrada, a mais natural para mim, é só isso...

1 comentário:

chumani disse...

Talvez aches interessante a posição de Stephen Batchelor, o autor de Buddhism without Beliefs... havemos de falar disso. Entretanto, um texto sobre ele
http://www.wie.org/j20/batchelor.asp