sábado, julho 29, 2006

Nadar no mar

E já lá estive hoje outra vez.

É engraçado como nadar no mar pode ser uma experiência serena, relaxante, quase meditativa. Apesar da água gelada, das ondas fortes, dos surfistas para contornar, do nevoeiro serrado, das bandeiras vermelhas... Parece que os nadadores já me conhecem e ignoram, o que é bom... a não ser que venha a precisar da ajuda deles por algum motivo.

Não há desconforto. Ou talvez haja, mas não me afecta. Acho que existe uma palavra em sanscrito ou pali para descrever esta atitude. A mente prevalece, o sofrimento físico não tem força. Claro que só a até certo ponto.

Em vez de nos queixarmos ao mínimo desconforto, podemos sempre usar esta atitude. Não me lembro da palavra, é qualquer coisa do yoga, mas acho que a ideia é não nos indentificarmos com o sofrimento físico. Não exige esforço mas abertura, é só observar mais coisas...

1 comentário:

ISABEL Mar disse...

Será 'vipassana' a palavra que andavas à procura? Vipassana significa 'ver' : )