sexta-feira, janeiro 20, 2006

O Ensinamento de Buda, de Walpola Rahula


Ando a re-ler este livro. O meu preferido sobre o assunto. Neste momento estou com vontade de escrever por aqui coisas, deste livro, ou outras sobre o assunto, que me lembre, sem qualquer ordem, conforme me apeteça...

Uma religião sem Deus, sem almas. Que nos diz que a salvação é possível durante esta vida, não só após a morte. A salvação é o fim do sofrimento, apenas. Nirvana.

A morte existe! É inevitável! Como isto é motivador. Se não há renascimento o sofrimento termina. Se há, continua, e podemos continuar a crescer interiormente noutra vida, até acabar com ele.

A "sede", a ilusão da permanência, a ignorância, leva ao sofrimento. Nirvana é "só" ver as coisas como são. É encontrar a verdadeira felicidade, o estado de paz que existe em nós e pode ser descoberto.

Não agir com a energia da revolta quando confrontado com uma situação revoltante. Voltar primeiro ao estado natural, de paz, e agir depois... em paz...

2 comentários:

ISABEL Mar disse...

nunca li. emprstas-mo pf? eu posso emprestar-te um montaão de livros se kiseres : ) tua irmã no sangha

Imhotep disse...

Sim, claro. Recomendo este, se calhar é o meu preferido.