terça-feira, novembro 23, 2010

Workshop com Swami Maitreyananda e Campeonato Europeu de Yoga Artístico


Foi em Lisboa, no fim-de-semana passado. Finalmente percebi o que é uma linhagem do yoga. Não são conhecimentos, não são técnicas que passam, mas sim uma arte: a arte de ser feliz. É isso que o Estevez Griego passa as pessoas, com o seu genial sentido de humor aliado ao vasto conhecimento sobre Yoga.

Eu não entendia porque motivo a prática do Yoga Artístico me faz tão feliz. Existem várias formas de Yoga Artístico. A forma que pratico consiste essencialmente em explorar a beleza das posturas do yoga criando coreografias fluidas que envolvem posturas de yoga e cuidadas transições entre posturas, com roupas coloridas e música. É a prática em si que funciona, nem importam os resultados. Quando exprimimos através da arte o melhor que existe dentro de nós, somos flores que desabrocham. Nem importa muito se fazemos posturas de yoga muito bem ou não. É mesmo apenas a atitude, a intenção com que o fazemos. Expressar o que existe de belo em nós, deixar a criança interior sair e brincar, apenas fazer, sem pensar porquê. Na verdade continuo sem entender bem como funciona o Yoga Artístico. Só sei que esta prática, aliada a uma acção pura e bem-intencionada, me tem movido da mente para o corpo, do que penso para o que sinto, do dukkha para o sukha. Não me lembro de viver tão feliz, durante tanto tempo, em toda a minha vida…

E entendo agora que não são palavras que passam. E sinto-me muito grato ao Estevez, quem criou o Yoga Artístico, uma pessoa extraordinária que tive o privilégio de conhecer melhor este fim-de-semana, que iniciou a Juliana Brod nesta arte, outra pessoa extraordinária, que foi quem me tocou com o Yoga Artístico, com quem pratico, quase diariamente.

Foi também o 12º Campeonato Europeu de Yoga Artístico este fim-de-semana. Foi um grande desafio para mim participar. Os nossos resultados foram muito bons. Várias medalhas de prata e ouro! A Juliana ficou em primeiro lugar no Yoga Artístico individual, como era de esperar. E somos os dois campeões europeus de Yoga Artístico em pares! Não havia muitos participantes, mas estou determinado a promover o Yoga Artístico Desportivo (a variante direccionada para a “competição espiritual”) para divulgar o Yoga Artístico. Acredito que, tal como eu, devem existir outras pessoas para quem esta prática encaixa perfeitamente. No próximo ano deve ser na Bulgária. Estou lá caído!

Sem comentários: