segunda-feira, agosto 02, 2010

Pedro Kupfer e Advaita Vedanta


Ontem fui à Casa Ganapati a um Sat Sanga.

Foi muito boa a sessão de kirtans mas o que me impressionou mesmo foi a conversa do Pedro Kupfer. Foi absolutamente brilhante. Até vi uma aura em torno dele no fim da conversa (e eu não acredito nestas coisas! :-) ).

Fiquei muito curioso em relação ao Advaita, de que não sei grande coisa. É umas das filosofias hindus, não dualista. A noção de Ishvara, do modo como o disse, que suponho seja a visão do Advaita, é uma noção de "Deus" que parece servir inclusive a ateus e budistas. Um principio único que existe em tudo, que inclui as leis naturais como a gravidade... Existirão diferenças essenciais entre advaita e budismo?

"Nós já somos plenos. Somos Ishvara. Somos plenos na alegria e na tristeza. Existe um abismo entre aquilo que somos e aquilo que pensamos que somos ou devíamos ser, devido aos condicionamentos ao longo da nossa vida."

Acho que "aquilo que somos" pode ver-se como atman ou como a natureza de buda.

Também fiquei curioso em relação à Ética de Espinosa que parece ter notáveis semelhanças com a filosofia Advaita. Tenho ouvido falar tanto de Espinosa mas nunca li um livro completo.

E agora... Andanças!!!



1 comentário:

AcroFly disse...

Acabei de escrever isto e encontrei este texto :-)

Enlightenment in Buddhism and Advaita Vedanta:
Are Nirvana and Moksha the Same?[*]

David Loy

http://ccbs.ntu.edu.tw/FULLTEXT/JR-AN/26715.htm