terça-feira, abril 15, 2008

Matemática Budista

Ao longo da história, foram surgindo paradigmas cada vez mais ajustados. Já se pensou que a terra era plana, depois que rodava à volta do sol, que havia muitos deuses, depois só um, que a mecânica clássica explicava tudo e depois veio a quântica e depois o paradoxo EPR... Aparentemente estamos a ficar mais próximos da Realidade. Mas existirá mesmo alguma Realidade Última? Se existir estará mesmo ao alcance da compreensão de um ser humano?

Veio-me esta ideia... Suponhamos que o meu paradigma actual é P1. Eu posso deixar algumas crenças erradas e conseguir um paradigma melhor, digamos P2. E assim sucessivamente construo uma sucessão de paradigmas (Pn). Então é só estudar esta sucessão e ver se é convergente. Se for, o limite da sucessão é a Realidade Última. Mas a sucessão ser convergente não basta, podia ser preciso uma infinidade de termos. Hum, de facto segundo o budismo esta sucessão ou é constante a partir de certa de certa ordem, ou finita, não se sabe bem o que acontece a um iluminado. :-)

Parece uma ideia parva mas não é assim tanto... Primeiro deixa implícito que é o meu paradigma que tem que mudar, ninguém me pode dizer o que é a Realidade Última, dar respostas. Depois que, independentemente da existência ou não de limite da sucessão, parece possível avaliar se estamos mais perto da zona de convergência...

4 comentários:

ISABEL Mar disse...

interessante... pena não saber o k é o EPR
explicas-me pf?
Olha, aproveito pa divulgar uma palestra em Aveiro no próximo sábado.
vê aqui
http://www.tseringpaldron.net/joomla/component/option,com_eventlist/Itemid,111/func,details/did,2/
bjs
mta luz pa ti

Imhotep disse...

Eu não percebo nada de física mas é qualquer coisa assim.

Parece que duas particulas (de luz) podem reflectir o movimento uma da outra sem que seja possível haver comunicação entre elas (pois teria que ser mais rapida que a luz e isso não dá).

Isto indicia que o universo não se pode decompor em partes, funcionando como um todo.

Isto pode estar muito impreciso, é apenas o que eu entendi.

sa.ra disse...

gostei da reflexão.

acredito que existe uma realidade última, que é indizível.

será uma experiência que não pode ser traduzida em palavras porque não existem tais palavras

:)

confio profundamante na possibilidade dessa experiência

beijo
dia muito feliz

ISABEL Mar disse...

foi bom encontrar-te na palestra...
comecei a ler o livro k me emprestaste
fantástico!!!
ou me engano muito ou este livro vai provocar alterações mesmo mt grandes na minha vida. Pa melhor, claro. O Pedro tá-me a dar forças pa mudar e eu às tantas vou-me impulsionar a ir, a mudar de vida. Depois digo-te
bjs
mta luz pa ti :)