quinta-feira, março 01, 2007

Yoga e dança

Esta manhã lá meditei mais uma vez... ou tentei meditar. Ultimamente a minha meditação não tem sido grande coisa. Acho que é assim desde que fiquei entusiasmado pela dança. Também não danço nada bem. Em horas a dançar sinto que danço apenas uns segundos...

Mas continuo a sentir que devo explorar as duas coisas. A meditação e yoga por um lado, e a dança por outro. São duas faces de nós igualmente importantes, a meu ver. E duas formas de explorar o corpo. Estar sereno e presente é tão importante como soltar a alegria e paixão, que também em nós existe. Além disso a dança aproxima-nos das outras pessoas, novas, velhas, bonitas feias. O que importa é dançar e sorrir. A filosofia do yoga, por exemplo, por vezes afasta-nos, pois não faz sentido para as pessoas à nossa volta. Cria-se um mundo seguro, isolado... Mas como é que se concilia aquela agitação da salsa com a serenidade do yoga? Será que uma coisa prejudica a outra? Talvez seja apenas preciso encontrar um ponto de equilíbrio, entre estas minhas duas "paixões". Olha, talvez até de dê para misturar. Uns passos de salsa com posturas de yoga ou uns krias de salsa kundalini. Oh, é só seguir e intuição, ir pelo caminho do meio e tudo vai ao lugar. La vida es um carnaval, om shanti, etc, vou pra aula da salsa.

8 comentários:

ISABEL Mar disse...

tenho o estranho e assustador feeling que TU és EU... já te tinha dito isso uma vez, mas penso que achaste que podia ser um jogo de sedução ou coisa do género ... se imaginasses como pensas como eu ... será que somos um? hahaha

Imhotep disse...

Pois é, se calhar passamos muito tempo juntos em vidas anteriores!

Cristina Gomes disse...

Que mania que nós temos em querer que tudo se encaixe!
Qual é o problema de gostar até de sambar e fazer yoga?
De gostar de chuva e do mais radiante sol?
Porque é que as coisas têm que ser opostas?
Elas opoem-se apenas na nossa mente, porque na realidade tudo se encaixa... a natureza conhece melhor que ninguém a forma de fazer de todas as diferenças um súbito movimento harmonioso...

Abraço *

Imhotep disse...

Sim, tudo acaba por se ajustar por si. Mas tb é preciso estar atento para não alimentar causas do sofrimento em vez de cultivar as da felicidade, não é? Sinto um interesse excessivo pela dança como uma espécie de fuga, um ficar à superfície, é isso. Mas é tudo uma questão de moderação, de equilibrio, e há espaço para tudo. E tudo o que é bom é bom!

Abraços

Marco Peralta disse...

Dança e Yoga estão de certa forma ligados, uma das facetas de Shiva o mitológico criador do Yoga é o Shiva Nataraja o rei dos bailarinos, que marca o ritmo do Universo com a sua dança.

E Yoga é liberdade, de ser quem realmente somos, de viver a vida tal e qual como ela é, realizando que somos a própria Vida.

Vai em frente, força!

Imhotep disse...

Bonito! É dai que vem o nome Natarajasana então. Que por acaso é a postura que acho mais bonita e que sei que nunca vou conseguir fazer pois os meus ombros não rodam nada para trás... :-)

Daterra disse...

hihihihi:)

isso é bom...

Abraço

Anónimo disse...

Por que você não usa as técnicas de yoga na dança?!