quarta-feira, março 18, 2009

Meditação na Universidade de Aveiro

Desde o dia 10 de Fevereiro que um pequeno grupo de pessoas se junta na Universidade de Aveiro para meditar.

Sempre me pareceu que um seminário na Universidade é um lugar ideal para a prática de meditação. Conversamos com o Padre Alexandre que gentilmente nos acolheu e nos autorizou a usar uma salinha no CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura) todas as terças das 18 às 19:30.

O grupo não é Cristão nem Budista nem de outra religião qualquer. O que nos une é apenas o interesse pela meditação e a vontade de praticar em grupo.

Não existe nenhum mestre no grupo. E os encontros têm corrido bem assim. Sem nenhuma espécie de planeamento o que tem acontecido é uma prática de meia hora de meditação sentada (alguns no chão outros em cadeiras) seguida de uma prática de meditação a andar (uma volta à sala, lentamente) e depois conversamos um bocadinho.

As principais fontes de inspiração do grupo actual talvez sejam o Budismo (da tradição Theravada) e Krishnamurti. Mas a ideia é manter o grupo aberto a quem tem interesse por meditação. O espírito não é de cultivo de crenças mas sim de abertura...

Quando aparece alguém sem experiência da meditação (já aconteceu) alguém no grupo dá indicações.

Para praticar connosco basta aparecer na entrada do CUFC (ao lado do seminário) às terças entre as 18:00 e as 18:10.

5 comentários:

Anónimo disse...

Interessei-me no seu texto. Ainda continua a haver estes encontros?

AcroFly disse...

Sim, os encontros continuam a existir no mesmo espírito mas noutro local: www.sitarama.org

Se quiser participar basta aparecer no local uns minutos antes da hora marcada.

Anónimo disse...

Gostaria de participar nesses encontros. É possível?
O local é o mesmo indicado no texto?

AcroFly disse...

Para participar basta aparecer no local uns 10 minutos antes da hora marcada.

No novo local é este
http://www.sitarama.org/localizacao.htm

anamorim disse...

Caros amigos,

o meu mestre-raíz, o venerável Tulku Lama Lobsang (www.tulkulobsang.org) volta a Portugal para mais um retiro, através do Instituto Changchup (Maia). Desta vez os ensinamentos serão sobre RIGPA, 25-27 de Maio, Hotel de Ofir.


Rigpa é uma prática sem técnicas, sem conceitos e sem meditação. Deixe tudo e olhe. É como a água – quando não se mexe, torna-se naturalmente clara. Da mesma forma, quando deixamos tudo ser como é, e simplesmente olhamos, começamos a reconhecer a verdadeira natureza da nossa mente. Dizemos “Conhecendo um, compreendemos tudo”. Se observarmos a nossa mente com clareza, então saberemos tudo. Este é o Budismo supremo.

Este assunto é conhecido por diferente nomes, dependendo da linhagem Tibetana a que se refere. Rigpa é o último patamar. Mas se quisermos atingir este patamar, precisamos percorrer todos os passos que a precedem. Todas as técnicas são construídas, uma sobre a outra, passo a passo.

Agradecemos a divulgação do evento através da V/ rede de amigos e praticantes.

As pré-inscrições podem ser enviadas para este email dolma.ventures@gmail.com até 23 de Abril. Serão depois contactados com toda a informação relativa a preços, morada, etc.

Obrigada :-)