quarta-feira, fevereiro 20, 2008

The finger pointing at the moon is not the moon

Esta celebre frase de Thich Nhat Hahn...

Mas temos sempre tendencia a ficar a olhar para o dedo.

Tenho andado a pensar que existe uma vertente mais cientifica do budismo, a que mais se ajusta a mim, e existe outro budismo, com as suas crenças. Ocorre-me sempre a ideia do Buda de não acreditar em nada sem verificar...

Mas de facto é preciso acreditar um bocadinho que talvez funcione, ao menos para por à prova. Convençam-me intelectualmente. Faz sentido? Ok, então vou testar. Senão como começaria a meditar?

Mas renascimentos, milagres, deus... Simplesmente não é o dedo que me mostra a direcção da lua. Não a mim, mas pode mostrar a muita gente.

Mas o que é mesmo preciso é esquecer o dedo, os dedos, e procurar ver para onde apontam...

Observar, observar, não julgar, não querer mudar nada, apenas notar... Faz sentido, vou continuar...

Sem comentários: