segunda-feira, dezembro 25, 2006

Buda e Patanjali

Finalmente comecei a ler o "Mindfulness Yoga, the awakened union of breath, body and mind" de Frank Jude Boccio, e estou a gostar por vários motivos (obrigado pela recomendação Sagara!).

Sempre me pareceu haver muita semelhança mas também uma certa oposição entre o Yoga Sutra do Patanjali e o ensinamento de Buda. Parece que o autor do livro tinha o mesmo problema e estudou tudo, o yoga hindu, o yoga budista e escreveu um livro. Que sorte! Traduzo umas frase a seguir para não me esquecer:

"É interessante que, enquanto que a maior parte das formas de yoga (pre-clássicas e pos-clássicas) tendem ao pensamento não-dualista, o yoga clássico de Patanjali, aliado à escola dualista Samkhya Darshana, é ele próprio dualista. Patanjali fala numa bifurcação estrita entre o espírito (purusha) e a natureza ou matéria (prakriti). Neste sistema, parecem existir inúmeros purushas e o essencial do ensinamento e prática do Yoga Sutra é que o praticante cultive o discernimento (viveka) entre o purusha transcendente e tudo o que é "não eu" (anatman); isto inclui todo o organismo psico-fisiológico, o qual faz parte do prakriti (note-se que o significado da palavra anatman como usada por Patanjali é ligeiramente diferente do seu significado em textos budistas).

Portanto aqui, ironicamente, o yoga torna-se uma espécie de separação e abandono dos fenómenos ou realidade relativa até que o yogini recupere o seu verdadeiro eu. De facto, comentários ao Yoga Sutra disserem (o que parece desconcertante, como um koan Zen) que "yoga é viyoga" - união é separação!

Quer escolhamos aderir à metafisica de Patanjali ou não, este processo de discernimento, ou viveka, está presente também em escolas não-dualistas de yoga, Vedanta e Budismo. Portanto, mesmo para budistas não-dualistas, o estudo do Yoga Sutra dualista de Patanjali pode ser ricamente recompensador. Adicionalmente, muitos nas tradições Védicas e tântricas, defendem que Patanjali pretendeu apenas oferecer um modelo de prática e não uma ontologia independente.

A fluidez de interpretação, e tolerância para a contradição e paradoxo, são factores fortes encontrados em todos os ensinamentos de yoga."

...

"Desde o seu primeiro ensinamento de Dharma ao último, que o Buda sempre disse que o Caminho Octuplo é a forma de nos libertarmos de vez do dukkha (nota do tradutor, eu: aquela insatisfação de fundo lixada, que teima em não nos deixar).

Setecentos anos mais tarde, Patanjali, para criar uma escola sistemática e coerente de yoga a partir da enorme variedade de ensinamentos de yoga existentes, e talvez sob a influencia do Budismo, que era uma força importante na India na altura, escreveu o Yoga Sutra, e codificou a prática principal como Ashtanga Yoga (yoga dos oito membros)."

Moral da história, podemos contar pelos dedos sem usar os polegares. :-)

Estou a achar este "yoga da atenção plena" mesmo interessante, uma integração perfeita de Budismo e Asanas. Vou continuar a ler alegremente...

domingo, dezembro 17, 2006

Nem sempre é assim

É divertido que encontrei e comecei a ler um livro Zen com o título "Nem sempre é assim", logo após escrever o post em que repetia a frase "é mesmo assim".

A sensação que tenho é que uma pessoa que comece a ler livros destes, sobre Zen, sem ter lido livros sobre budismo, tipo "O ensinamento de Buda", por exemplo, fica sem perceber nada de budismo. Bom, mas talvez faça também sentido ler Zen primeiro, sei la. Eu acho interessante o "largar o budismo e acordar já" do Zen. :-)

Há esta ideia que me parece particularmente interessante. A realidade é aquilo que se experimenta antes de se catalogar. As coisas acontecem, experimentam-se, depois descrevemos, catalogamos, julgamos, devia ser, não devia ser. Isso já não é a realidade. Ao observar uma flor, antes de a descrever, antes de pensar, ai está a realidade. É interessante... Mas parece que estamos convencidos que a realidade é a arrumação intelectual, a catalogação que fazemos das coisas, depois de acontecerem. É como se fosse preciso processar a realidade e simplifica-la para encaixar na nossa limitada conceptualização para que ela se torne real!

Não é um descanso saber que a realidade é, que não é preciso fazer nenhum esforço para a criar? A mim faz-me sentir em paz. Mas se calhar é só por ser alentejano, isto de não ter que fazer nada é mesmo apelativo! Excelente religião para alentejanos! Eheh, tou a brincar, claro que a ideia não é não fazer nada, faz-se tudo na mesma, a motivação é que fica mais... pura.

É mesmo assim... nem sempre é assim... é mesmo assim...

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Om mani padme hum

Já cantei muitos mantras em aulas de yoga. Mas este é mesmo o meu preferido. Nem sei bem o que significa, já li sobre tantas interpretações diferentes.

Para mim exprime um desejo de desenvolvimento de amor incondicional, de sabedoria e das duas coisas em simultâneo. Enfim, um desejo de despertar, de progredir na remoção de obstáculos que nos impedem de estar de coração aberto e também de aceitar as coisas tal como são.

No retiro com o Sagara gostei tanto de cantar este mantra. Repetia-se quatro vezes numa melodia muito bonita. Infelizmente não me lembro precisamente da melodia. Já procurei na net, encontrei muitas melodias, mas não esta :-(

Quero cantar outra vez! :-)

sexta-feira, dezembro 01, 2006

A minha prática de yoga


Uma das coisa que gosto de fazer é tentar posturas difíceis. Actualmente ando a tentar o apoio nas mãos, afastado da parede. Ainda só consegui ficar cerca de vinte segundos (a da foto já é fácil :-) ).

Normalmente começo a fazer posturas assim que fico parado. Dá-me vontade e faço. Quer esteja sozinho em casa quer esteja no meio de pessoas. Este verão fazia sessões de yoga sozinho na praia cheia de gente. Além de ser agradável fazer yoga na praia, é um desafio ficar no meio de tanta gente e conseguir... fazer como se não estivesse ninguém... a pensar que sou um exibicionista :-). Mas acho muito difícil o yoga incomodar realmente alguém, é muito parado e não faz barulho, basta olhar para outro lado.

Além das duas regulares aulas por semana, faço quase todos os dias umas posturas em casa. E por vezes sessões completas, com pranayama, relaxamento e tudo.

O meu estado de espírito muda muito depois de fazer yoga. Fico mais calmo, bem disposto, mais atento, e é tão simples...

Em termos físicos acho que o yoga é mesmo bom para a flexibilidade e equilíbrio. Mas acho que para treino aeróbico e força não é grande coisa. Além do yoga corro e nado, e até levanto pesos uma vez por semana!

É importante manter o corpo em bom estado. Mens sana in corpore sano!

A minha prática de meditação

Agora estou a meditar todos os dias de manhã. Coloco o cronómetro do telemovel em contagem decrescente: 20 minutos. E por vezes mais vinte.

Tem acontecido assim. Começo por observar a respiração, centro-me no movimento suave do abdómen, e começo a ficar muito tranquilo. A certa altura ligo à insatisfação profunda que existe em mim, e reconheço que existe o mesmo no coração das outras pessoas, e choro, por vezes até soluço. Depois começo novamente a ficar tranquilo. Mas estou mais sensível, menos auto-centrado, mais ligado aos outros. E faço metta, primeiro eu, depois alguém próximo, alguém neutro, alguém difícil, todos juntos, e todos sem excepção. A seguir fico apenas a notar, mas não foco num ponto, fico a notar tudo o que está a acontecer no momento, as sensações no corpo, a respiração, o bater do coração, os sons da rua, os pensamentos que vão aparecendo... Dirijo a atenção aos estímulos que surgem, e solto logo a seguir. Por vezes também procuro sensações agradáveis, desagradáveis e neutras no corpo, e solto logo. Claro que também fico perdido nos filmes mentais, mas depois volto, sem frustração... é mesmo assim...

Não escolhi fazer isto assim, acho que se auto-arranjou. Parece muita coisa pra pouco tempo, e é! Por vezes fico na primeira parte, a de ficar tranquilo, e nem isso resulta. Esta manhã fiz tudo, em cerca de 45 minutos, mas perdi-me durante algum tempo na última parte, num sonho qualquer. Mas não faz mal... é mesmo assim...

Acho que cada pessoa que queira praticar meditação acaba por encontrar a sua própria rotina. A minha regularidade foi duvidosa durante muitos meses, mas parece que agora estabilizou. E se mudar muda... é mesmo assim...

Om Shanti! (Paz Fofinha)